Contents | News

STF afasta ITCMD sobre os planos de previdência privada (PGBL e VGBL)

16/12/2024

No dia 13 de dezembro de 2024, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou o Recurso Ordinário nº 1.363.013/RJ, Tema 1214 do STF, declarando a inconstitucionalidade da incidência do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) sobre o plano Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) e o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) na hipótese de morte do titular do plano. A decisão foi proferida em regime de repercussão geral, o que vincula o Judiciário em todo o território nacional.

O principal fundamento da decisão foi de que os planos de VGBL e PGBL não têm natureza de aplicação financeira típica, equiparando-se a contratos de seguro. Nesse contexto, o valor transmitido aos beneficiários não compõe o espólio do titular falecido, não podendo ser caracterizado como herança.

A decisão foi unânime, com os ministros acompanhando o voto do relator, ministro Dias Toffoli, que enfatizou que a lógica dos planos de previdência é assegurar o pagamento diretamente aos beneficiários indicados, sem necessidade de inventário, característica que reforça sua semelhança com seguros de vida.

Ao final do julgamento, o STF fixou o seguinte entendimento: “É inconstitucional a incidência do imposto sobre transmissão causa mortis e doação (ITCMD) sobre o repasse aos beneficiários de valores e direitos relativos ao plano Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) ou ao Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) na hipótese de morte do titular do plano.”

Impactos da decisão
A decisão reforça as vantagens dos planos de previdência como instrumentos de planejamento patrimonial e sucessório. Com a exclusão do ITCMD, os valores são repassados integralmente aos beneficiários, sem a incidência de tributação estadual sobre a transmissão. Além disso, a definição elimina incertezas sobre a interpretação da legislação estadual, promovendo a uniformização do entendimento em âmbito nacional.

Nossos sócios Daniel Zugman (dzugman@bvzadvogados.com.br) e Frederico Bastos (fbastos@bvzadvogados.com.br) estão à disposição para discutir o assunto.

Share

Related news

RECEIVE OUR CONTENTS

Stay informed of news, events, articles, publications and other actions of BVZ Advogados.
Subscribe to our newsletter and receive our bulletins.

    Contact BVZ

    Our adress

    Av. Brig. Faria Lima, 1306, 3º andar
    Pinheiros 01451-001, São Paulo

    Rua Setenta e Dois, 223, Sala 2005
    Jardim Goiás 74805-480, Goiânia