Contents | News

Frederico Bastos para EXAME

12/04/2024

Segundo dados mundiais da Russell Reynolds Associates, referência global em consultoria e desenvolvimento, aproximadamente 75% das lideranças percebem que há falta de planos de sucessão de CEOs bem estruturados nas empresas.

Em entrevista à Esfera Brasil, replicada pela EXAME, nosso sócio Frederico Bastos aponta que esse cenário é devido, principalmente, à complexidade das estruturas organizacionais. Nesse processo, as estratégias das organizações a longo prazo devem ser consideradas para compreender quais são as habilidades desejadas em um novo líder.

Normas de governança bem definidas também ajudam a minimizar os impactos de interesses pessoais no processo de sucessão e são fundamentais para que a escolha seja conduzida de maneira transparente e justa.

“Outro desafio crítico é garantir a continuidade dos negócios durante o processo de transição. Planos de sucessão mal-elaborados podem levar à desestabilização operacional, perda de conhecimento crítico e até mesmo a conflitos internos que afetam a performance da empresa. Portanto, é essencial que o plano de sucessão seja desenhado de forma estratégica, com etapas claras e suporte contínuo para os sucessores, assegurando assim a manutenção da estabilidade operacional e estratégica da empresa”, acrescenta Bastos.

Confira a reportagem na íntegra

Share

Related news

RECEIVE OUR CONTENTS

Stay informed of news, events, articles, publications and other actions of BVZ Advogados.
Subscribe to our newsletter and receive our bulletins.

    Contact BVZ

    Our adress

    Av. Brig. Faria Lima, 1306, 3º andar
    Pinheiros 01451-001, São Paulo

    Rua Setenta e Dois, 223, Sala 2005
    Jardim Goiás 74805-480, Goiânia